Por
FelipeMichels Caballero*
No
Brasil há um carro para cada quatro habitantes, de acordo com dados de junho de
2016 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Apesar da retração de
vendas de veículos, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) projeta um
crescimento de 3,9% no segmento de seguros auto em 2016, uma evidência de que o
consumidor tem consciência das vantagens da contratação desse produto. No
primeiro trimestre de 2016, a arrecadação de prêmios de seguro auto somou R$
7,42 bilhões, de acordo com os números da Superintendência de Seguros Privados
(Susep). No País, segundo levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais
(FenSeg), circulam cerca de 60 milhões de veículos (carros, motocicletas e
caminhões), dos quais apenas 17,5 milhões são segurados – ou seja, menos de 30%
da frota circulante do País possui seguro.
Mas
quais são os benefícios de um seguro auto? Trata-se de um produto destinado a
reduzir os prejuízos financeiros em caso de acidentes, roubo e furto envolvendo
o veículo, e sobretudo, garante maior tranquilidade ao condutor. Isso explica –
em partes –, a funcionalidade e o crescimento do segmento associado ao número
de veículos por habitantes.
Porém,
contratar um seguro auto requer alguns cuidados. Quais pontos devemos observar
para contratar o seguro auto ideal? Na busca pelo produto adequado, o
consumidor deve fornecer informações fiéis referentes ao seu perfil de
condutor, sem esquecer de observar outros itens como assistência 24 horas,
carro reserva, guincho e outras coberturas adicionais. Nesse conjunto, deve-se
incluir itens que fogem do pacote básico de coberturas e que trazem mais
tranquilidade em caso de imprevistos. Nem todos sabem, mas há coberturas muito
relevantes que agregam pouco no preço do seguro, como danos materiais a
terceiros, no qual se indenizam os veículos, muros e outros bens materiais
danificados em caso de uma colisão. Ou ainda danos corporais a terceiros que
garante o reembolso de despesas médicas e hospitalares decorrentes de
atropelamentos, por exemplo.
Um
carro reserva, por sua vez, é muito importante para que o condutor não fique
impossibilitado de se locomover caso precise ficar um período sem o seu
veículo. Na hora de contratar o limite do reboque (guincho), é importante
avaliar a incidência de viagens de longas distâncias, pois existe a
possibilidade de contratação sem limite, assim o assegurado não fica “na mão”
se o carro apresentar uma pane na estrada. Ou seja, o reboque deve considerar
um limite adequado às necessidades do condutor.
Também
deve-se avaliar a garantia e extensão de valor de novo para veículos zero
quilômetro que - em caso de indenização integral por colisão, incêndio ou roubo
- a seguradora paga o valor de novo do veículo de acordo com a tabela de
referência.
Outro
ponto que deve ser observado é o plano de assistência 24 horas, que oferece
diversos serviços úteis para momentos de imprevistos como: troca de pneu,
chaveiro, pane seca, assistência de retorno ao domicílio, entre outros – no
mercado, existem algumas variações, do mais simples ao mais completo, por isso
é importante atentar para este item.
O
seguro auto deve ser adequado ao perfil do condutor e suas necessidades.
Partindo dessa premissa, é preciso avaliar a cotação recebida e identificar o
que está sendo ofertado, observando principalmente os pontos mencionados acima,
pois só assim será possível contratar um seguro que proporcione tranquilidade
no momento em que o segurado mais precisar.
No
Sicredi, os associados têm flexibilidade para escolher os serviços e coberturas
que mais se adaptam as suas necessidades, podem optar entre três das melhores
seguradoras do País e contar com descontos em serviços na rede credenciada. O
Sicredi Seguro Auto atende a vários segmentos – Auto Passeio, Auto Carga, Auto
Táxi e Moto. Tudo isso com o diferencial do atendimento de uma instituição
financeira cooperativa, na qual o associado não é um cliente, mas dono do
negócio, a partir do momento em que se associa a uma das 121 Cooperativas que
compõem o Sicredi, em 20 estados brasileiros. E o seu seguro auto, está em dia?