A ultima reunião aconteceu no dia
19/05 com a presença dos Padres: Dirceu Luiz Fumagalli, Antonio Luiz Martins,
e Padre Alcides Andreatta e Padre Wellerson Roberto Dias.
Segundo o Padre Dirceu, um dos coordenadores
da COMISSÃO DA PASTORAL DA TERRA NO PARANÁ, informou que a Pastoral é um serviço das camponesas e
camponeses entendendo toda a forma de viver no campo, mais o objetivo da
reunião foi organizar a 28° Romaria da terra que vai acontecer no município de
Congonhinhas, onde será refletido as ocupações dos monos cultivos
principalmente a ameaça dos eucaliptos nas terras dos camponeses. O padre ainda
disse a respeito da grande preocupação da igreja em relação à vivência do homem
do campo, devido o modelo que está sendo implementado no Brasil, principalmente,
e mais consolidadamente no Paraná, onde
esse modelo são compreendidos como modelo de produção financeira, e econômica,
por isso que os monos cultivos como: A cana de açúcar, a soja e o eucalipto, para esses modelo, é
gerado grandes divisas financeiras, o que a igreja quer pautar e refletir, é
que a terra não foi destinada para o lucro, a terra é para se viver nela e respeitar as vidas, seja
ela vegetal, animal, ou humana, cumprindo assim a sua função social, e a função
social da terra é produzir alimentos coisa que está sendo ameaçada com esta
forma de destinar as terras com interesse econômico.
Muitos pontos positivos já foram
conseguidos com A ROMARIA DA TERRA realizadas por diversos municípios do
estado do Paraná, a comissão da Pastoral da terra a partir de uma leitura que
ela vai refletindo com as comunidades e Dioceses, são pautados grandes temas no
território do Paraná, desde o modelo de produção de energia praticamente único
no Brasil, que é da energia hidráulica com as águas, transformando todos os
rios em lagoas ameaçando a vidas dos rios seja da qualidade da água, as
espécies dos peixes, sendo que o Paraná está altamente sendo sacrificado, e
sacrificando também os rios para gerar energia, inclusive energia que não é para ele próprio mais também para outros Estados e outros
centros industriais onde é exportado a
energia aqui produzida, como também já foi refletido a realidade de todos os
assalariados rurais, onde foi pautado refletido e celebrado, inclusive fomentado iniciativas
de resistências e reflexão em busca de seus direitos, enquanto assalariados do
campo, e em relação ao pequenos produtores no modelo de agricultura
alternativas, agro ecológica, também já foi discutido a questão da
biodiversidade ameaçada. Por tanto nas ROMARIAS REALIZADAS, VÁRIOS TEMAS JÁ FORAM
REFLETIDOS COMO TAMBÉM SERÁ EM CONGONHINHAS ONDE ESTÁ PREVISTO UMA PARTICIPAÇÃO DE CINCO A OITO MIL PESSOAS, são temas, que vão de encontro com as necessidades do homem do campo.
“Concluiu o Coordenador”.

Um comentário:
Gostaria de conheçer,pessoa ai de nova fatima,meu pai era dai,tenho tio e tia,primos dai quero achar ele pelo fecebook,meu nome e lucineide santos macedo toledo,meu e Eleuterio frascisco de macedo,des de ja muito,obrigado me responda,a moro em sao jose dos campos,sao paulo....
Postar um comentário