Milhares de estudantes ficarão mais tempo nas escolas estaduais em 2014.
O Governo do Paraná vai ampliar o número de atividades da educação
integral. Cerca de 1.000 escolas vão oferecer algum tipo de atividade
para os alunos no contraturno, um aumento de quase 100% em relação a
2013. A medida atende também escolas de educação especial, como Apaes –
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - conveniadas com as
Secretaria de Estado da Educação.
O aumento da oferta da educação integral é uma das ações mais
importantes do governo na área da Educação. “Nosso principal compromisso
é garantir aos alunos uma educação de qualidade. A ampliação de
oportunidades de acesso, de permanência e de participação maior na
escola permite alcançar esse objetivo”, disse o vice-governador e
secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.
Os investimentos também acontecem nas áreas de infraestrutura e de
recursos humanos para assegurar o desenvolvimento das atividades nas
escolas. “Temos construções, reformas e ampliações em diversas escolas
pelo Paraná. Além de melhorar a infraestrutura, a educação integral
exige mais professores e funcionários para que essa proposta pedagógica
seja desenvolvida adequadamente”, afirmou Arns.
A Secretaria da Educação já distribuiu as aulas para os professores que
vão trabalhar com educação integral em 2014. A distribuição antecipada,
que ocorre pelo terceiro ano consecutivo, facilita o planejamento das
escolas e proporciona mais tranquilidade aos profissionais da educação.
A Política de Educação Integral em Jornada Ampliada contempla os
programas de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo, de
Atividades Complementares Curriculares Permanentes e Periódicas, o
Esporte Cidadão Unilever, o Mais Educação e o Centro de Línguas
Estrangeiras. As atividades abordam diversos temas como experimentação e
iniciação científica, cultura, arte, esporte, lazer, meio ambiente,
saúde, tecnologias da informação, comunicação, mundo do trabalho,
direitos humanos e aprofundamento da aprendizagem.
Esta política vai contribuir para redução de defasagens de aprendizagem e
busca reduzir os índices de abando, evasão e reprovação. “Com essa
perspectiva, nós estamos trabalhando na construção de uma proposta de
educação integral que atenda às necessidades educacionais e sociais dos
nossos alunos”, disse a superintendente da Educação, Eliane Rocha.
Agência Estadual de Notícias.
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