Os interessados precisam realizar inscrição prévia neste formulário e indicar o horário de preferência para atendimento.
O exame realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva, conforme instruções do vídeo abaixo. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.
A testagem da comunidade é coordenada pela Direção do Setor de Ciências Biológicas, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO). Os exames fazem parte de um estudo para identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a contaminação de outras pessoas.
Desde outubro de 2020, já foram realizados mais de 28 mil testes em mutirões com a comunidade da UFPR, servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária.
De acordo com os organizadores, a ideia de aplicar a testagem em um público maior veio dos esforços para detecção do vírus SARS-CoV-2 na comunidade acadêmica, de forma a auxiliar no combate à pandemia.
“Assim, graças a experiência adquirida no processo, a grande adesão de voluntários para o próximo evento e o crucial apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Estado do Paraná e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), conseguimos ampliar as inscrições para interessados de fora da comunidade acadêmica”, afirma a professora Daniela Fiori Gradia, coordenadora da pesquisa e professora do Departamento de Genética da UFPR.
BANDA B..

Nenhum comentário:
Postar um comentário