A Prefeitura de Curitiba acredita que a maior parte das cidades metropolitanas, principalmente as que fazem limite com a capital, vai seguir o decreto de bandeira vermelha a partir da próxima semana. Segundo o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, os municípios têm até a próxima segunda-feira (15) para publicarem os decretos, mas que a expectativa é positiva.

gente fez um apelo, um alinhamento, principalmente para que os nove municípios do primeiro anel, acompanhem o decreto. Alguns prefeitos já se comprometeram a seguir na íntegra e, outros, acredito que podem seguir 80% do nosso texto. A gente sabe que o momento é difícil, que são medidas impopulares, mas é importante que a gente atue como Curitiba e região metropolitana como ela A é: uma só. Precisamos diminuir esse fluxo de pessoas”, disse Pimentel.


Vale destacar que cada cidade metropolitana tem autonomia para decidir sobre as próprias regras municipais. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, também participou do encontro da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e reforçou o apelo.

Na sexta-feira, as prefeituras de Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo anunciaram, que pelo menos neste momento, vão seguir o decreto do Governo do Paraná que começou a vigorar na última quarta-feira (10).

Momento difícil

Em entrevista à Banda B, Pimentel ainda reforçou o apelo para que a população ajude a conter a transmissão do vírus. “A gente sabe que a população não aguenta mais, mas essa nova cepa é muito rápida na transmissão e em fazer quadros graves. Nós pedimos atenção e cuidado para conseguir conter essa transmissão, já que todo mundo sente em suas UPAs como a fila cresce a cada dia”, concluiu.