Durante Feira Latino-americana em Puebla
Mais de 300 mulheres cafeicultoras, além de autoridades, participaram,
recentemente, do 5º Encontro Regional das Mulheres do Café, em Ibaiti. A
reunião das produtoras foi promovida pelo Sub Capítulo Norte Pioneiro da Aliança Internacional das Mulheres do Café e
pelo Instituto Emater. O trabalho com as produtoras paranaenses vem
mudando a realidade das mulheres e será mostrado aos participantes da
Feira Latino-americana do Café, de 3 a 5 de agosto, durante a 5ª
Convenção da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA), em
Puebla, México.
A feira reúne diversos segmentos da cafeicultura como produtores, pesquisa, indústrias e compradores de café.
O encontro em Ibaiti fez parte das metodologias utilizadas no Projeto
Mulheres do Café, idealizado, coordenado e desenvolvido pelo Instituto
Emater, desde 2013, em 12 municípios. Em cada localidade foi organizado
um grupo de mulheres cafeicultoras, em parceria com a Aliança
Internacional das Mulheres do Café, Fetaep, Senar, Cresol Ibaiti, Olam
Coffee, e prefeituras, além de outros apoiadores.
Para os coordenadores do projeto, já é possível verificar alguns avanços
importantes para as produtoras, como a capacitação para a produção de
café de qualidade, a formação de grupos organizados com o objetivo de
melhorar o sistema de produção e aumento da renda das famílias. “Ainda
temos o desafio de melhorar o processo de gestão das propriedades, bem
como a organização para que as produtoras tenham acesso a diferentes
mercados e comercializem o café a um preço mais justo”, destacou Cíntia
Mara Lopes de Sousa, extensionista que acompanha as produtoras.
Esses e outros aspectos devem ser apresentados por Luciana Soares de
Morais, do Instituto Emater de Ibaiti, aos participantes da Convenção da
IWCA no painel que mostra quem são e onde estão trabalhando as mulheres
do café no mundo.
FONTE - NP DIARIO

Nenhum comentário:
Postar um comentário