GERALDO NOTÍCIAS: CONCURSO PEQUENOS JORNALISTAS - Redação com inspiração jornalística (ALUNA DE ASSAÍ FOI UM DOS DESTAQUES)

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..
ATENÇÃO CONGONHINHAS E REGIÃO "Em busca do imóvel perfeito em Congonhinhas e região? A RJ Corretora de Imóveis está à sua disposição! Localizada na Avenida Manoel Ribas, Centro, nossa equipe especializada em vendas e avaliações de imóveis está pronta para te ajudar a encontrar o lar dos seus sonhos. Entre em contato conosco pelos números 43 998-311070 ou 43 998577276 e agende uma visita. Conte com a nossa experiência e comprometimento para realizar o seu sonho da casa própria em Congonhinhas e região!"

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CONCURSO PEQUENOS JORNALISTAS - Redação com inspiração jornalística (ALUNA DE ASSAÍ FOI UM DOS DESTAQUES)








Talentos mirins: o concurso "Pequenos Jornalistas", que está em sua 10ª edição, premiou os vencedores na última sexta (18), na Biblioteca Pública Municipal


Em sua 10ª edição, o concurso cultural "Pequeno Jornalista" é uma das atividades realizadas pelo programa Folha Cidadania, projeto de responsabilidade social do Grupo Folha de Comunicação que leva o jornal para dentro das salas de aula como material pedagógico, visando estimular o hábito da leitura e escrita. Portanto, após um ano de diversas atividades com os alunos das escolas participantes, chegou a hora das crianças colocarem em prática o que aprenderam e mostrarem o senso crítico pelo poder de argumentação na redação sob o tema deste ano: "Como as propagandas influenciam na sua vida?". Ao todo, foram cerca de 180 redações inscritas de alunos do quinto ano de 23 escolas municipais de Londrina, Cambé, Assaí e Jataizinho.

Os textos foram apreciados por uma comissão composta por alunos-tutores do curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná, com a supervisão da coordenadora do curso, Lilian Souza, que avaliou os critérios de originalidade (ideia apresentada e os meios encontrados pelo aluno para expressá-la); desenvolvimento (se o aluno conseguiu transmitir a mensagem pretendida); correção ortográfica (identificação de erros de concordância, ortográficos e a linguagem utilizada); e senso crítico (exposição do tema e relevância social). Todos os critérios tiveram pesos iguais.

A comissão selecionou as três redações mais bem pontuadas de cada município para que uma equipe formada por jornalistas da Folha de Londrina escolhessem os vencedores de cada cidade, bem como a classificação geral do concurso. Em 1º lugar ficou o aluno Miguel Eduardo Nazario Dalécio, 11 anos, da Escola Municipal Symphoriano Kopf, de Cambé. Em 2º lugar, a aluna Karina Miyuki Ito, 10 anos, da Escola Municipal Corveta Camaquã, de Londrina. Em 3º lugar, a aluna Ana Carolina Yukari Asso, 10 anos, da Escola Municipal Professora Maria José Silva Santos, de Assaí. E em 4º lugar, a aluna Lara Pereira dos Santos, 10 anos, da Escola Municipal Princesa Isabel, de Jataizinho. A premiação ocorreu na última sexta-feira (18), na Biblioteca Municipal de Londrina.

"Foram textos muito bons, com argumentos diversos bem estruturados, fugindo da reprodução de pensamento e mostrando, realmente, um lado crítico", comenta Andressa Aparecida Lopes, uma das avaliadoras. Já a avaliadora Camila Pio destaca a diversidade na forma de se expressarem. "Alguns possuem um estilo mais tradicional, bem embasados. Outros são mais criativos, que fogem do comum. A boa escrita é consequência de uma leitura desenvolvida." Na outra ponta, estão as professoras, que trabalharam o tema previamente com os alunos. "Atividades que fogem àquelas previstas no currículo escolar trazem estímulos aos alunos que ficam empolgados com novos desafios", conclui a professora Natasha Rodrigues Polizzel.

O grande vencedor do concurso, Miguel Eduardo Nazario Dalécio, diz que, para desenvolver a redação, conversou com a mãe sobre o assunto e passou a prestar mais atenção nas propagandas na televisão. "Depois disso foi fácil escrever." Segundo lugar, a aluna Karina Miyuki Ito comenta que também recorreu ao conhecimento dos pais e pesquisas na internet. "Treinei fazendo uma versão em casa." Ana Carolina Yukari Asso, que ficou em terceiro lugar, conta que leu alguns artigos para obter uma opinião. "Pesquisei bastante." A aluna Lara Pereira dos Santos, quarto lugar no concurso, também fez uso de pesquisas sobre o tema para obter informações diferentes. "Assim eu consegui vários exemplos para escrever."

O concurso "Pequeno Jornalista" teve o apoio cultural da Manancial Festas e Eventos; Calluma Prata de Balli; Loja Ciranda – Música, Literatura e Brinquedos; Livraria da Vila; e Objetos Presentes, que proporcionaram a realização do evento e os prêmios aos vencedores e professores responsáveis.

Resultado

10º Concurso Cultural Pequeno Jornalista

1º lugar: Miguel Eduardo Nazario Dalécio, 11 anos
Escola Municipal Symphoriano Kopf, Cambé

2º lugar: Karina Miyuki Ito, 10 anos
Escola Municipal Corveta Camaquã, Londrina

3º lugar: Ana Carolina Yukari Asso, 10 anos
Escola Municipal Professora Maria José Silva Santos, Assaí 

4º lugar: Lara Pereira dos Santos, 10 anos
Escola Municipal Princesa Isabel, Jataizinho
Marian Trigueiros
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Compartilhe:

Nenhum comentário: