GERALDO NOTÍCIAS: JÁ SÃO 200 ESCOLAS OCUPADAS POR ESTUDANTES EM TODO PARANÁ, BETO RICHA DIZ QUE QUER DIÁLOGO..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..
ATENÇÃO CONGONHINHAS E REGIÃO "Em busca do imóvel perfeito em Congonhinhas e região? A RJ Corretora de Imóveis está à sua disposição! Localizada na Avenida Manoel Ribas, Centro, nossa equipe especializada em vendas e avaliações de imóveis está pronta para te ajudar a encontrar o lar dos seus sonhos. Entre em contato conosco pelos números 43 998-311070 ou 43 998577276 e agende uma visita. Conte com a nossa experiência e comprometimento para realizar o seu sonho da casa própria em Congonhinhas e região!"

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

JÁ SÃO 200 ESCOLAS OCUPADAS POR ESTUDANTES EM TODO PARANÁ, BETO RICHA DIZ QUE QUER DIÁLOGO..

  • Crise no ensino médio


    Por Elizangela Jubanski

    protesto-vitor3-800x600
    Curitiba assumiu a primeira posição de cidade onde há mais escolas ocupadas. Foto: DM/Banda B

    Em todo o Paraná, subiu para duzentos o número de escolas ocupadas até a manhã desta quarta-feira (12), feriado da Padroeira do Brasil. O protesto é contra a reforma do ensino médio proposta no último mês pelo governo Temer. A cidade com maior número de escolas tomadas por estudantes é Curitiba com 37, seguida de São José dos Pinhais com 19 escolas. O balanço é do movimento Ocupa Paraná, que conta com a participação da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes). O governador Beto Richa defendeu que é preciso diálogo e debates entre toda a comunidade escolar.
    Os estudantes que promovem as ocupações são contra as medidas anunciadas sobre a reforma na educação secundarista.  A Medida Provisória (MP) determina que o conteúdo obrigatório seja diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
    Entre os conteúdos que deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e sociologia. Entretanto, o conteúdo dessas disciplinas não será propriamente eliminado, mas o que será ensinado de cada uma delas dependerá do que estiver dentro do conteúdo obrigatório previsto na futura Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As manifestações ocorrem em todo o Brasil.
    Além da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sede de Marechal Cândido Rondon, também aderiram ao movimento as sedes de Toledo e Cascavel.
    Diálogo
    Embora a lei seja federal, o governador Beto Richa afirmou que nenhuma medida será adotada sem que haja amplo consenso entre comunidade estudantil e acadêmica.  “Todos concordamos que essa medida precisa ser amplamente debatida antes de ser implantada. É preciso ouvir opiniões, debater as propostas, identificar as divergências e construir as soluções”, afirmou.
    Ainda, segundo ele, nenhuma disciplina será retirada da grade curricular. “Desde já quero reafirmar a garantia de que nenhuma disciplina será retirada da nossa grade curricular. No nosso Estado, os estudantes que ocupam escolas precisam saber que estamos abertos ao diálogo, ao debate e às boas ideias para construir uma reforma que realmente traga mais qualidade ao ensino médio e abra novas perspectivas para a nossa juventude.”, finalizou,
    A Secretaria de Estado da Educação informou que promoverá nesta quinta-feira (13) seminários em todo o Paraná para debater as mudanças propostas pelo governo federal para o ensino médio. Serão feitas discussões simultâneas nas 32 regionais da Educação do Estado, com a participação de toda a comunidade – pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da pasta.
    Reintegração
    Solicitado pelo Governo do Estado, a Justiça começou a julgar os pedidos de reintegração de posse, no entanto negou três até o início da tarde de ontem referentes ao Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina, e aos colégios Ana Divanir Boratto e Polivalente, em Ponta Grossa. A Seed já entrou com recurso.

Nenhum comentário: