GERALDO NOTÍCIAS: APÓS DOIS MESES, CORPOS CONTINUAL EMPILHADOS NO IML E SERVIDORES FALAM EM SITUAÇÃO CAÓTICA..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..
ATENÇÃO CONGONHINHAS E REGIÃO "Em busca do imóvel perfeito em Congonhinhas e região? A RJ Corretora de Imóveis está à sua disposição! Localizada na Avenida Manoel Ribas, Centro, nossa equipe especializada em vendas e avaliações de imóveis está pronta para te ajudar a encontrar o lar dos seus sonhos. Entre em contato conosco pelos números 43 998-311070 ou 43 998577276 e agende uma visita. Conte com a nossa experiência e comprometimento para realizar o seu sonho da casa própria em Congonhinhas e região!"

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

APÓS DOIS MESES, CORPOS CONTINUAL EMPILHADOS NO IML E SERVIDORES FALAM EM SITUAÇÃO CAÓTICA..


Por Elizangela Jubanski e Paulo Sérgio Débski

iml-banda-bA situação dos corpos empilhados no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba parece ter ganho um novo capítulo. Embora o sepultamento de 22 corpos tenha ocorrido em julho, a superlotação e a falta de estrutura continuam causando transtorno aos servidores e familiares. No último sábado, pais de um jovem morto na região metropolitana tiveram de aguardar cerca de cinco horas em frente ao pátio do IML para concluir a liberação do corpo do rapaz.
A quantidade de corpos e a falta de estrutura para armazenar afetam o dia a dia na rotina dos trabalhos. Hoje, há 108 corpos sem identificação e reclamação, ou seja, sem contato com as famílias, que aguardam para serem enterrados. Desses, onze já estão aptos a serem sepultados. Outros 60 aguardam tramitação judicial.
O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (Sinpoapar), Leandro Cerqueira, afirma que a situação continua crítica. “Temos dois problemas ali, o primeiro envolve a logística de enterro dos corpos que não são reclamados pelas famílias, ou que não tem identificação, em torno de 5% dos corpos que dão entrada, e isso aliado a uma falta de estrutura porque o prédio e os equipamentos são da década de 70, acabam não comportando o volume de perícias e de corpos”, descreve.
Os corpos que se aglomeram no IML precisam ser enterrados no município responsável pela perícia e necrópsia. “Na prática, como Curitiba é responsável pelo atestado de óbito, acaba arcando com a destinação de todos esses corpos, mesmo da região metropolitana. Até o meio desse ano, tinham sido necropsiados dois mil corpos, 5% são os não reclamados, cerca de cem corpos que ficam sob responsabilidade do município realizar o sepultamento”, contou.
Na última mobilização, em julho deste ano, havia 140 corpos aguardando destino final – 22 foram enterrados, após divulgação da Banda B. O estopim foi o caso do corpo de um andarilho que passou três dias em uma unidade de saúde em Colombo, já que o IML afirmava que não haveria recolhimento por falta de espaço nas geladeiras.
Superlotação
O IML comporta 60 gavetas que armazenam os corpos em condições ideais, e que deveriam servir apenas de maneira rotativa – aguardando reclamação de familiares, liberações, reconhecimentos. No entanto, com o aumento de corpos e a ausência de familiares para a retirada do corpo, faltam espaços nas gavetas e muitos acabam sendo levados para a câmara fria, conhecida entre os funcionários como, sala do horror.
“É uma sala refrigerada, como se fosse um freezer grande, que está com a porta estragada. São cerca de 40 corpos que ficam ali e quando tem que liberar algum, por exemplo, e se ele está no fundo, tem que mexer em todos, colocar para fora da câmara, acha o corpo, coloca todos de volta”, descreve. O espaço tem cerca de 4 m2 e abriga corpos em prateleiras e até mesmo no chão.
A condição insalubre dos funcionários também é colocada em questão na falta de estrutura, já que há líquidos que escorrem de dentro da câmara, que causam forte odor e riscos de contaminação.
Novo
O novo prazo – já que as obras estão atrasadas há um ano – é que o novo prédio do Instituto Médico-Legal (IML), que fica no bairro Tarumã, será entregue no primeiro trimestre do ano que vem. O processo licitatório  dos equipamentos e mobiliários inicia somente com a entrega do prédio.
Retorno
O governo do Estado rebate as ineficiências e alega que a permanência de corpos no IML é decorrente da falta de locais para enterro, cuja atribuição é do município, e da espera de decisões judiciais que autorizem o sepultamento daqueles não reclamados. “Cabe ao IML o trabalho de necropsia dos corpos, o que vem acontecendo de forma normal, sem qualquer prejuízo ou atraso”, diz a nota, encaminhada à Banda B.
Já a Prefeitura de Curitiba afirmou que o departamento de serviços especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente possui autorização para que seis, dos onze corpos, sejam sepultados ainda nesta semana em cemitérios municipais. Os demais aguardam liberação judicial para que sejam sepultados.

BANDA B..

Nenhum comentário: