GERALDO NOTÍCIAS: PRESOS 5 SUPOSTOS EM DESVIO ENVOLVIDO EM OBRAS DE ESCOLA DE C. PROCÓPIO E OUTRAS CIDADES DO ESTADO..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..
ATENÇÃO CONGONHINHAS E REGIÃO "Em busca do imóvel perfeito em Congonhinhas e região? A RJ Corretora de Imóveis está à sua disposição! Localizada na Avenida Manoel Ribas, Centro, nossa equipe especializada em vendas e avaliações de imóveis está pronta para te ajudar a encontrar o lar dos seus sonhos. Entre em contato conosco pelos números 43 998-311070 ou 43 998577276 e agende uma visita. Conte com a nossa experiência e comprometimento para realizar o seu sonho da casa própria em Congonhinhas e região!"

quinta-feira, 23 de julho de 2015

PRESOS 5 SUPOSTOS EM DESVIO ENVOLVIDO EM OBRAS DE ESCOLA DE C. PROCÓPIO E OUTRAS CIDADES DO ESTADO..


O Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), da Polícia Civil do Paraná, prendeu cinco pessoas na manhã de terça-feira (21), durante a primeira fase da Operação Quadro Negro. A polícia apura supostos desvios de recursos públicos por meio de contratos com empresas para obras em escolas da rede pública, após auditoria iniciada pela própria Secretaria de Estado da Educação.
Nove mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em Curitiba, nos bairros do Cabral, Ecoville, Água Verde, Vila Izabel, Cidade Industrial de Curitiba e Centro.
O delegado Renato Figueiroa (foto), que coordena o Nurce, explicou que a investigação foi motivada por documentos encaminhados, à Polícia Civil, pela Secretaria Estadual da Educação, por intermédio da Procuradoria Geral do Estado, apontando irregularidades na construção de escolas estaduais.
“Pelo que apuramos, estas fraudes eram feitas por intermédio de documentos de medições falsos, atestados pelos fiscais, mostrando enorme discrepância entre o que estava efetivamente construído e o que estava anotado no sistema de obras”, disse ele. O documento acabava gerando o pagamento de faturas indevidas à empresa por serviços que não foram realizados.”
Os presos são o ex-diretor do Departamento de Engenharia, Projetos e Orçamentos (Depo) da Secretaria de Estado da Educação, Maurício Jandi Fanini Antonio; a sócia-proprietária da empresa Valor, Vanessa Domingues de Oliveira; a engenheira da empresa Valor, Viviane Lopes de Souza; a ex-sócia da Valor, Tatiana de Souza, e o procurador da Valor, Eduardo Lopes de Souza.
Na residência dos suspeitos foram apreendidos notebook, pendrives, celulares, mais de R$ 5 mil e documentos referentes ao patrimônio dos envolvidos. No mandado de busca e apreensão cumprido na sala do ex-diretor do Depo, na Secretaria da Educação, foram apreendidos contratos envolvendo a empresa investigada.
A operação teve o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e contou com a participação aproximadamente de 50 policiais.
“Durante o período da prisão temporária, de cinco dias, os suspeitos serão interrogados, haverá acareações com os engenheiros investigados e a documentação apreendida será analisada”, informou o delegado responsável pela investigação. Os presos responderão pelos crimes de associação criminosa, tentativa de fraude à licitação, falsidade ideológica e peculato.
Até o momento, estão sendo analisados dez contratos firmados entre a empresa Valor e a Secretaria de Estado da Educação, entre os anos de 2011 e 2014. As obras investigadas são nas cidades de Santa Terezinha do Itaipu, Cornélio Procópio, Rio Negro, Campina Grande do Sul (2), Curitiba(2), Coronel Vivida, Joaquim Távora e Ponta Grossa.
A empresa chegou a receber aproximadamente R$ 25 milhões, dos quais a grande maioria correspondia a obras não executadas, de acordo com o Nurce. “Várias oitivas foram feitas, inclusive de engenheiros encarregados por fiscalizar essas obras, que confirmaram, em depoimento, que simplesmente assinavam as medições de evolução dessas obras sem terem ido ao local”, explicou o delegado. “A Secretaria Estadual da Educação nomeou uma comissão de supervisão, que se deslocou até essas obras e elaborou um minucioso relatório apontando a discrepância”, explicou Figueiroa.
Ainda nesta primeira fase da operação, a polícia continuará analisando todas as informações e documentos entregues pela Secretaria da Educação. De acordo com a polícia, foram verificadas discrepâncias entre o porcentual da obra concluído e os pagamentos feitos à empresa Valor.
“Até agora, a pior situação foi verificada na cidade de Campina Grande do Sul, em que as duas obras previstas estavam com apenas 1% realizado, enquanto constava 99% de conclusão nos documentos anotados.”
Ainda segundo ele, existe uma denúncia de que o ex-diretor do Departamento de Engenharia, Projetos e Orçamentos da Secretaria da Educação receberia 2% de cada fatura paga às empresas, com o objetivo de acelerar o pagamento. “Isso também está sendo investigado. Até agora, não temos indícios de superfaturamento nas obras”, complementou Figueiroa.
“Além disso, estão sendo analisados também todos os valores que já foram pagos a empresa Valor sem efetivamente os serviços serem prestados, bem como o fato de um grande número dessas obras investigadas conterem aditivos, a maioria assinada em 2014, em relação a obras que sequer haviam sido iniciadas”, apontou Figueiroa. Ele disse que não descarta o envolvimento de outras empresas no esquema criminoso. 

(Redação e foto AEN)

Nenhum comentário: