Foram desviado aproximadamente R$ 1 milhão e 900 reais.
De
acordo com o terceiro relatório de minuciosa auditoria em contratos
de reforma e manutenção do campus, realizado na UTFPR-CP, foram
desviados aproximadamente, R$ 1.900.000,00 (Hum milhão e novecentos
mil reais) da instituição, entre agosto de 2013 e setembro de 2015.
O
relatório divulgado na sexta feira(05), revela que, apenas empresas
com sede em Cornélio Procópio, puderam participar das reformas. Só para
se ter uma ideia, em uma licitação para escolher empresa de
construção civil, uma loja de informática participou da disputa.
Entre
os escândalos confirmados, existe o pagamento de serviços de manutenção
predial que deveriam custar R$ 41.463,00(quarenta e um mil,
quatrocentos e sessenta e três reais) e na verdade foram desembolsados
um valor 24 vezes maior do que o licitado, cerca de R$ 1.029.000,00(Hum
milhão e vinte e nove mil reais).
A
instituição chegou a comprar 10 vezes mais disjuntores do que o
previsto na licitação. A auditoria calculou um prejuízo para os cofres
da universidade de R$ 1.900.000,00(Hum milhão e novecentos mil reais).
As
duas outras auditorias realizadas no ano passado, corroboram com as
informações divulgadas pelo terceiro relatório nesta sexta feira(05).
Na oportunidade, os números revelaram um certo padrão de gastos
absurdos e favorecimentos para algumas empresas. Entre outras
irregularidades, como o de um veículo, que foi lavado a cada dois dias e
meio durante, o ano todo.
Apenas
para a manutenção de uma carreta agrícola(carretinha), foram gastos
cerca de R$ 10.000,00(dez mil reais), sendo que, o valor de mercado
da mesma, é menos da metade, R$ 4.650,00.
Com
manutenção de aparelhos de ar condicionados, a universidade pagou R$
136.628,00(cento e trinta e seis mil, seiscentos e vinte oito reais),
19 vezes mais do que o valor previsto em licitação, R$ 6. 919,00( Seis
mil, novecentos e dezenove reais), uma diferença de R$ 129. 709,33. O
gasto médio desembolsado por aparelho, foi mais caro que o valor de
aparelhos novos similares conhecidos.
Até
o momento foram afastados dos cargos de gestão no ano passado, o
diretor de Planejamento e Administração, Sandro Rogério de Almeida e o
diretor adjunto, Eduardo José de Oliveira.
Fonte Blog do Gildo Alves