GERALDO NOTÍCIAS: COPEL DA DICAS PARA UM NATAL MAIS SEGURO..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..
ATENÇÃO CONGONHINHAS E REGIÃO "Em busca do imóvel perfeito em Congonhinhas e região? A RJ Corretora de Imóveis está à sua disposição! Localizada na Avenida Manoel Ribas, Centro, nossa equipe especializada em vendas e avaliações de imóveis está pronta para te ajudar a encontrar o lar dos seus sonhos. Entre em contato conosco pelos números 43 998-311070 ou 43 998577276 e agende uma visita. Conte com a nossa experiência e comprometimento para realizar o seu sonho da casa própria em Congonhinhas e região!"

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

COPEL DA DICAS PARA UM NATAL MAIS SEGURO..

A um mês do Natal, as casas, o comércio e as vias públicas já começam a ganhar o brilho e colorido especial da decoração das festas de fim de ano. Mas a energia elétrica exige cuidados. Para evitar acidentes com choque elétrico, a Copel lista os cuidados mais importantes ao manusear e instalar enfeites natalinos. 
Os cuidados começam no momento da aquisição dos enfeites. Verifique a procedência e a qualidade dos equipamentos elétricos utilizados na decoração, principalmente os cordões de luz. Dê preferência a produtos com selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Verifique se a indicação de uso é adequada para a finalidade pretendida: por exemplo, se o cordão de luz é indicado para uso interno ou externo. 
Para quem vai reaproveitar materiais utilizados em anos anteriores, a dica é verificar a condição geral de fios, plugues e conexões antes da instalação, protegendo as emendas com fita isolante de boa qualidade. O equipamento só deve ser ligado na tomada após a conclusão da montagem, e toda manutenção ou troca de lâmpadas deve ser feita com o equipamento desligado. 
Outra recomendação importante é assegurar-se de que a capacidade e a resistência dos condutores (tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si) sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. 
Se for preciso ligar mais de um equipamento na mesma tomada, é recomendado substituir o “T” ou benjamin por um filtro de linha. Esta medida previne o aquecimento dos fios e a ocorrência de curtos-circuitos que podem provocar incêndios. 
Por fim, na decoração de sacadas e fachadas prediais, é preciso prestar atenção à distância entre a ornamentação e a rede elétrica da rua. Na dúvida, consulte um profissional qualificado. 
O primeiro é o aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões. O segundo, o cheiro característico de plástico queimando. 
SINAIS - As instalações elétricas apresentam alguns sinais quando não estão funcionando corretamente. O primeiro é o aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões. O segundo, o cheiro característico de plástico queimando. 
Ao perceber qualquer um desses sinais, o consumidor deve desligar imediatamente os equipamentos das tomadas e o disjuntor, e realizar uma verificação detalhada nas instalações. A persistência do aquecimento provoca a deterioração dos isolamentos, o que pode provocar um curto-circuito e princípio de incêndio. 
Para evitar o desperdício de eletricidade, o consumidor deve lembrar de desligar os equipamentos quando não estiverem sendo utilizados. Estas e outras orientações de segurança com a energia elétrica podem ser consultadas no site www.copel.com
 

Nenhum comentário: