GERALDO NOTÍCIAS: ÚNICA NO PARANÁ, CARVOARIA EM FIGUEIRA EXTRAI SEIS MIL TONELADAS POR MÊS DE CARVÃO MINERAL..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..

RJ CORRETORA DE IMOVÉIS..FLA COM ZÉ TURBINA..
ATENÇÃO CONGONHINHAS E REGIÃO "Em busca do imóvel perfeito em Congonhinhas e região? A RJ Corretora de Imóveis está à sua disposição! Localizada na Avenida Manoel Ribas, Centro, nossa equipe especializada em vendas e avaliações de imóveis está pronta para te ajudar a encontrar o lar dos seus sonhos. Entre em contato conosco pelos números 43 998-311070 ou 43 998577276 e agende uma visita. Conte com a nossa experiência e comprometimento para realizar o seu sonho da casa própria em Congonhinhas e região!"

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ÚNICA NO PARANÁ, CARVOARIA EM FIGUEIRA EXTRAI SEIS MIL TONELADAS POR MÊS DE CARVÃO MINERAL..


A Carbonífera Cambuí, empresa que explora carvão mineral em minas subterrâneas é a única do Paraná e é também responsável pela economia de Figueira.município do Norte Pioneiro.Funcionando há 73 anos, a carbonífera possui 360 funcionários e produz mensalmente mais de seis mil toneladas de carvão, matéria prima que abastece integralmente a Usina Termelétrica de Figueira, responsável pela produz até 10 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer uma cidade de até 30 mil habitantes.
Figueira passou até o ano passado por um período de crise, quando a usina termelétrica de Figueira ameaçou ter suas portas fechadas devido à falta de incentivo público e a baixa capacidade energética. Com o fechamento da usina, consequentemente a carvoaria também seria fechada, pois 70% da sua produção é destinada à termelétrica, gerando o desemprego de mais de 360 pessoas, atual número de funcionários da Cambuí.
Em outubro do ano passado a Copel, proprietária usina anunciou R$ 106 milhões em investimentos na modernização da termelétrica. Com o investimento, a usina poderá gerar até 20 megawatts (MW).
Em Figueira, essa é a oitava mina aberta para extração do carvão mineral, um produto de alta combustão que é beneficiado e moído, processo que produz calor e alimenta as turbinas responsáveis pela geração de energia. 
Todos os dias são escavados cerca de sete metros com a detonação de explosivos.
Além da geração de energia, o carvão produzido em Figueira também é vendido para indústria cerâmica, que utiliza o mineral junto ao carvão vegetal na alimentação dos fornos na queima de tijolos e telhas. “O carvão mineral, principalmente na indústria de cerâmica vermelha (tijolos, telhas e blocos estruturais) vem sido utilizando misturado à massa (barro), reduzindo o consumo de outros insumos energéticos em suas fornalhas (gás natural, óleo combustível, cavaco de madeira e lenha), e diminuindo o ciclo de queima”, explica o técnico ambiental Anderson Caio.
A mina em operação atualmente em Figueira tem prazo de operação de até 30 anos e capacidade total de produção de até 5,5 milhões de toneladas em toda sua vida útil.

Com as informações do NP DIÁRIO.

Nenhum comentário: